Postagens populares

sábado, 14 de maio de 2011

Água para Elefantes

Oi  gente, voltei! Como eu falei na postagem passada, eu estou lendo "Água para Elefantes" e estou adorando. O livro é uma mistura irresistível de aventura, lição de vida, amores improváveis, intolerância e do que o companheirismo de um animal é capaz de fazer
Jacob Jankowski é um jovem que estuda veterinária na Universidade de Cornell e, depois que perdeu seus pais em um acidente de carro, ficou sem chão, abandonou o seu curso no último ano, continuou sem dinheiro e com as dívidas acumuladas. Em uma das noites seguinte da perda ele acabou pulando em um tem em movimento e, sem saber que aquela atitude repentina estava mudando o resto da sua vida, entrou para o “Circo Irmãos Benzini - O Maior Espetáculo da Terra”.
Tio Al, ou Alan Bunkel, “Extraordinário Diretor do Circo, o Senhor e Mestre dos Universos Conhecidos e Desconhecidos”, é um cara arrogante, inflexível, intolerante, audacioso e capaz de passar por cima de tudo e de todos para chegar aos seus objetivos. Jacob, graças aos seus estudos em uma conceituada universidade, é contratado para o setor de veterinária e cuida com muito afeto, dedicação e ternura dos animais.
August, braço direito do Tio Al e diretor do setor eqüestre, é o exemplo vivo da bipolaridade de temperamento. August ora trata Jacob com a maior cordialidade possível, chega a chamá-lo para um drink  e até o oferece-lhe o próprio smoking,  ora é tão estúpido, agressivo e grosso que dá vontade de pular dentro no livro e esganar esse cara.
Ele é casado com Marlena. Ela é linda, sensata, equilibrada, delicada, tudo de bom. Jacob apaixona-se perdidamente por ela, (nossa, sério? Não me digam!) e a descreve das formas mais fofas possíveis.
Bem, ainda estou na metade do livro. Não dá para saber o que vai acontecer com o Tio Al, com o August e com Rosie (a elefanta) e muito menos sei dizer se Jacob e Marlena ficarão juntos. O livro funciona assim: Jacob já está velho, na casa dos 90 anos e a história é contada a partir de uns rompantes de memória – espécies de fashs back. Ele mora em uma “Casa de Repouso” (um asilo) e até onde eu sei ele tem 6 filhos com uma mulher pela qual ainda é apaixonado, porém ela morreu há um tempo e ele acabou ficando sozinho nesse asilo. Olhem essa parte: “Embora haja ocasiões em que eu daria tudo para tê-la de volta, foi bom ela ter ido primeiro. Perdê-la foi como ter sido partido ao meio. Naquele momento tudo acabou pra mim, e eu não gostaria que ela passasse por isso. Ser sobrevivente é uma droga”. Ai gente, que fofo! Os rompantes de memória, segundo Jacob, são os seu fantasmas do passado, daí que começa a história. “Mas não há nada que eu possa fazer em relação a isso. Só me resta passar o tempo esperando o inevitável, observando os fantasmas do meu passado se agitarem em volta do meu presente insignificante. Eles se chocam e se esbarram à vontade, principalmente por não haver nenhuma resistência. Parei de lutar contra eles.
Neste momento, eles estão se agitando ao meu redor.
Sintam-se à vontade, rapazes. Fiquem mais um pouco. Ah, desculpem - vocês já estão à vontade
Malditos fantasmas!”.

Ai que emocionante. Ler uma história de vida tão simples e ao mesmo tempo tão complicada. E você já sabe como a história vai acabar – eles, não garanto que seja Jacob e Marlena, ficam juntos, tem 5 filhos, ela morre antes dele e ele fica super solitário em um asilo. O problema é que você não  se sabe como chegaram nesse final, então a expectativa aumenta 3 milhões de vezes.
Como já havia dito uma amiga minha (Carolzinha), depois que leu um super livro: “Aaaaain *-*, vou morrer pro resto da minha vida”. Pois é gente, vou indo nessa, depois eu volto pra contar as news  do  livro. Beijokas ;**

2 comentários:

  1. Também estou lendo Água para Elefantes e concordo plenamente com você! O livro é fantástico. Não vejo a hora de terminar de ler.
    A história é muito envolvente e nunca sei o que esperar de Jacob. É um livro que merece com certeza ser lido e relido! :D

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!! Fiquei com vontade de ler!! Valeu!!


    Tem sorteio de um livro lá no meu blog, venha participar

    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/

    ResponderExcluir